Para que serve o Mercosul?

Aproveito para reproduzir abaixo trechos da matéria publicado no jornal Estadão, no dia 03/07/2009 (versão original).

“Sexta-Feira, 03 de Julho de 2009 – Fonte: Estadão

Para que serve o Mercosul?

A Argentina está realizando uma política industrial à custa do Brasil. As barreiras impostas a produtos brasileiros não resultam apenas de problemas conjunturais, mas são o produto evidente de uma decisão de longo alcance. A idéia é reeditar no século 21 a industrialização baseada no protecionismo e na substituição de importações, um tipo de política muito usado na América Latina entre os anos 30 e 70 do século passado. Diante da omissão do governo brasileiro, as autoridades argentinas descumprem sem dificuldade seus compromissos. Vários segmentos da indústria brasileira aceitaram, para evitar maiores perdas, uma redução “voluntária” de exportações para o mercado vizinho. A contrapartida seria a diminuição dos entraves criados com o licenciamento não automático de importações. Mas a emissão de licenças continua demorando até quatro meses, com enormes prejuízos para empresas brasileiras já forçadas, por acordo, a refrear suas vendas.

Entre janeiro e junho deste ano a receita de exportações do Brasil para a Argentina foi 42,7% menor que a do primeiro semestre do ano passado. O valor das importações caiu muito menos, 19,5%, porque o mercado brasileiro se mantém muito mais aberto. A redução das vendas brasileiras para o maior parceiro do Mercosul não se deve apenas à retração econômica no país vizinho. É atribuível em grande parte às barreiras comerciais, como reconheceu o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral. As ações protecionistas afetam 14% dos produtos brasileiros normalmente exportados para a Argentina, incluídos calçados, têxteis, móveis e produtos eletroeletrônicos. O comércio bilateral de veículos e componentes já é regulado há muitos anos, sempre com restrições mais fortes para os produtos fabricados no Brasil.

O atraso na autorização das importações causa com frequência danos irreversíveis aos produtores brasileiros. Produtos com vendas sujeitas à variação da moda, como calçados, podem ser simplesmente perdidos, se a concretização do negócio demorar meses. Também ocorrem prejuízos consideráveis para quem exporta produtos de estação, como certos tipos de roupa ou de sapatos. Executivos brasileiros têm reclamado de problemas como esses, mas não têm conseguido apoio das autoridades de Brasília. Mesmo quando se esboça alguma reação favorável às empresas brasileiras, em alguma área do governo, qualquer reação mais séria é impedida pelo presidente Lula, orientado, como sempre, por seus estrategistas diplomáticos.”

A partir deste ponto o texto segue, porém acredito que já esta de bom tamanho. Para aqueles que gostaram, poderão ler o original no “link” que esta no início deste “post”.

O Mercosul, instituído pelo tratado de Assunção, em 26 de março de 1991, tinha como objetivo consolidar o livre comercio entre os países membros.

A impressão que temos, em linhas gerais é de que o Mercosul já nasceu claudicando.

Basta mencionar a diferença que existe na composição do PIB do Mercosul, para os países membros (ver figura abaixo).

478px-Mercosur_PIB_PT

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mercosur_PIB_PT.jpg

O PIB do Brasil é maior que o PIB dos demais países membros somado.

Imaginando que dentre os países membros, o que oferece melhor oportunidades para o Brasil, em termos de comércio seja a Argentina, ela acaba vendo o Brasil como um gigante econômico (embora não admita). Resultado: Barreiras e mais barreiras.

Resta ao Brasil avaliar a importância do Mercosul, de forma estratégica de curto, médio e longo prazo e definir objetivos claros para a caminhada. Até o momento, a impressão que tenho é que estamos apenas caminhando.

788px-Flag_of_Mercosur_(Portuguese).svg

About these ads

One Comment on “Para que serve o Mercosul?”

  1. dshgfvsdjgoke,mhb,.djflkbvfnszadsgyTDAS CZ\FXUHAnb saR7UR minha ´professora amogbfhgfghfhged


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.